WhatsApp ou Telegram: qual aplicativo de mensagens é mais seguro?

A comunicação por aplicativo de mensagens é uma prerrogativa do nosso tempo. Do nosso hoje da pressa, da exposição e do registro de tudo quando a memória por vezes é falha.
A ligação telefônica é quase um hábito estranho, tudo é feito por aplicativos de mensagens, desde troca de arquivos a agendamento de reuniões.
O mais popular aplicativo de mensagens no Brasil é o WhatsApp, mas o Telegram vem a cada ano ganhando mais força e usuários. E para muito além dos emojis e funções, o que as pessoas querem saber é qual deles é o mais seguro.
Nesse artigo vamos conversar sobre segurança em aplicativos de mensagens.
Criptografia x segurança
Não é de hoje que temos notícias de vazamentos de conteúdo de algum aplicativo de mensagens. Elas de fato acontecem. Entre pessoas públicas e anônimas e empresas e governos, o temor é real. Desde uma conversa íntima até mesmo um assunto de interesse comercial ou nacional, tudo passa pelo WhatsApp ou Telegram.
Mas afinal, o que pode manter a segurança desses aplicativos? A resposta está na criptografia.
Na criptografia as informações são convertidas em caracteres que parecem não ter qualquer conexão ou sentido, somente a pessoa que tem uma chave própria, conseguirá decodificar a criptografia e ler a informações.
Uma das modalidades da criptografia é a chamada criptografia de ponta a ponta. Nesse caso, as mensagens são criptografadas tanto na emissão quanto na recepção. Sendo assim nem mesmo o sistema de aplicativos tem acesso às mensagens, o que aumenta a segurança e a privacidade. A versão mais recente do WhatsApp já oferece essa opção automaticamente, já no Telegram é preciso que o usuário opte por ela. Mas o que tanto querem os hackers?
O que os Hackers buscam
Simples: informação. Não é ouro, dólar ou petróleo, a moeda mais valiosa do nosso tempo é informação.
Milhares delas circulam em e-mails, banco de dados, conversas por aplicativo de mensagens, ligações telefônicas e tantos outros canais. Uma senha, um número de cartão, a foto de uma assinatura. Pessoas físicas e jurídicas enviam e recebem diariamente esse tipo de conteúdo, uma vez que os aplicativos se tornaram ferramentas de trabalho.
Através de vírus enviados em um link ou imagem aparentemente inocentes aparelhos, softwares e aplicativos podem ser infectados.
Abrir mão do uso de um aplicativo de mensagens não chega a ser uma opção, então é preciso cuidado e uma boa escolha. WhatsApp ou Telegram?
Como escolher um aplicativo de mensagens seguro
Telegram | |
– Possui criptografia ponta a ponta automática; – Está vinculado ao Facebook; – Não tem código aberto; – Armazena as conversas em apenas um aparelho de telefone. | – Possui criptografia ponta a ponta somente na função chat secreto; – O chat secreto avisa se alguém fez um print da tela; – Armazena dados em servidores fora do Brasil; – Possui código aberto. |
Ao escolher WhatsApp ou Telegram, alguns hábitos são imprescindíveis:
- Opte por aplicativos com criptografia;
- Mantenha atualizado e use antivírus regularmente;
- Só clique em links e baixe fotos ou vídeos vindos de fonte confiável e segura;
Ficar atento à vulnerabilidade a qual possa estar exposto é um passo importante para manter a saúde do seu negócio.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e fique sempre atualizado.