Blog Single

11 out

WhatsApp ou Telegram: qual aplicativo de mensagens é mais seguro?

WhatsApp x Telegram

A comunicação por aplicativo de mensagens é uma prerrogativa do nosso tempo. Do nosso hoje da pressa, da exposição e do registro de tudo quando a memória por vezes é falha.

A ligação telefônica é quase um hábito estranho, tudo é feito por aplicativos de mensagens, desde troca de arquivos a agendamento de reuniões.

O mais popular aplicativo de mensagens no Brasil é o WhatsApp, mas o Telegram vem a cada ano ganhando mais força e usuários. E para muito além dos emojis e funções, o que as pessoas querem saber é qual deles é o mais seguro.

Nesse artigo vamos conversar sobre segurança em aplicativos de mensagens.

Criptografia x segurança

Não é de hoje que temos notícias de vazamentos de conteúdo de algum aplicativo de mensagens. Elas de fato acontecem. Entre pessoas públicas e anônimas e empresas e governos, o temor é real. Desde uma conversa íntima até mesmo um assunto de interesse comercial ou nacional, tudo passa pelo WhatsApp ou Telegram.

Mas afinal, o que pode manter a segurança desses aplicativos? A resposta está na criptografia.

Na criptografia as informações são convertidas em caracteres que parecem não ter qualquer conexão ou sentido, somente a pessoa que tem uma chave própria, conseguirá decodificar a criptografia e ler a informações.

Uma das modalidades da criptografia é a chamada criptografia de ponta a ponta. Nesse caso, as mensagens são criptografadas tanto na emissão quanto na recepção. Sendo assim nem mesmo o sistema de aplicativos tem acesso às mensagens, o que aumenta a segurança e a privacidade. A versão mais recente do WhatsApp já oferece essa opção automaticamente, já no Telegram é preciso que o usuário opte por ela. Mas o que tanto querem os hackers?

O que os Hackers buscam

Simples: informação. Não é ouro, dólar ou petróleo, a moeda mais valiosa do nosso tempo é informação.

Milhares delas circulam em e-mails, banco de dados, conversas por aplicativo de mensagens, ligações telefônicas e tantos outros canais. Uma senha, um número de cartão, a foto de uma assinatura. Pessoas físicas e jurídicas enviam e recebem diariamente esse tipo de conteúdo, uma vez que os aplicativos se tornaram ferramentas de trabalho.

Através de vírus enviados em um link ou imagem aparentemente inocentes aparelhos, softwares e aplicativos podem ser infectados.

Abrir mão do uso de um aplicativo de mensagens não chega a ser uma opção, então é preciso cuidado e uma boa escolha. WhatsApp ou Telegram?

Como escolher um aplicativo de mensagens seguro

WhatsApp Telegram
– Possui criptografia ponta a ponta automática;
– Está vinculado ao Facebook;
– Não tem código aberto;
– Armazena as conversas em apenas um aparelho de telefone.  
– Possui criptografia ponta a ponta somente na função chat secreto;
– O chat secreto avisa se alguém fez um print da tela;
– Armazena dados em servidores fora do Brasil;
– Possui código aberto.  

Ao escolher WhatsApp ou Telegram, alguns hábitos são imprescindíveis:

  • Opte por aplicativos com criptografia;
  • Mantenha atualizado e use antivírus regularmente;
  • Só clique em links e baixe fotos ou vídeos vindos de fonte confiável e segura;

Ficar atento à vulnerabilidade a qual possa estar exposto é um passo importante para manter a saúde do seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e fique sempre atualizado.

Related Posts

Leave A Comment