Blog Single

13 jul

A importância do treinamento em segurança digital para sua empresa

Temos abordado com frequência aqui no blog como o investimento em segurança digital pode ser o diferencial para a longevidade de sua empresa. Existem muitos meios pelos quais podemos alcançar um bom patamar, mas, sem dúvida, o treinamento em segurança digital pode ser um dos mais valiosos.


Existem muitos recursos tecnológicos que compõem um cenário digital seguro. Cada um deles tem sua função e importância, mas, muitas vezes, todos esse investimento pode ser posto em xeque quando esquecemos de incluir as pessoas nesse processo.

Preparamos esse artigo para você conhecer melhor como a capacitação em segurança digital pode ser a peça que falta no quebra cabeça para uma empresa proteger com eficiência seus dados e arquivos.

Como evitar ataques cibernéticos?
Essa é uma pergunta complexa, porque não há uma resposta singular e direta. Cada lugar deve adotar as medidas que forem cabíveis e de acordo com suas necessidades. Mas algumas “leis” são comuns a todas as empresas.


A primeira coisa é tratar as informações da empresa como itens valiosos que merecem atenção e cuidado. Esse alerta é o gatilho necessário para ir em busca de soluções e tomar as providencias necessárias.


Como a segurança digital não é a atividade fim da maioria das empresas, a contratação de pessoal competente é uma demanda que pode facilitar muito. Uma empresa especializada pode detectar as vulnerabilidades do sistema e apontar com precisão quais as medidas devem ser tomadas.

Geralmente, estamos falando da instalação de mecanismos de proteção como antivírus, firewall, sistema de backups e atualizações de sistemas constantes. Essas soluções técnicas são fundamentais. Mas será se é tudo que a empresa pode fazer para evitar o ataque de hackers?

Treinamento em segurança digital
A resposta para a pergunta acima é mais simples: não. Por mais que haja investimento em recursos tecnológicos que inibem a ação de cibercriminosos, todo esse esforço pode ser invalidado se a equipe não for devidamente treinada para lidar com essa realidade.


Deve-se ter em mente que a segurança digital deve ser incorporada como um valor para a organização e, portanto, praticada e incentivada em todos os níveis hierárquicos. Ou seja, esse não é um assunto só de um departamento ou apenas de gestores.


As maiores falhas acontecem justamente no nível humano. Seja por um compartilhamento indevido de senha ou a permissão de acesso de pessoas não autorizadas a determinadas informações. A engenharia social também faz uso da boa vontade e ingenuidade de colaboradores para conseguir acessar dados e arquivos sigilosos.

A importância da capacitação
Profissionais que não sabem reconhecer determinados problemas que os computadores apresentam também abrem portas para ataques cibernéticos. Uma vez bem conscientes de como devem ser as condições ideais de funcionamento, funcionários podem identificar ameaças mais rapidamente, como sistemas mais lentos, instabilidades e excesso de publicidade através do adwares.


A abertura de e-mails e o clique em links desconhecidos são outros pontos que podem ser trabalhados a partir de uma conscientização plena sobre o que é o ambiente digital e as suas inúmeras ameaças. Por incrível que pareça, muitos invasores se utilizam do descuido dos funcionários para realizar seus ataques.


O treinamento em segurança digital deixa os colaboradores em estado de alerta quanto a todas as formas possíveis de invasão e, consequentemente, aumentam-se os níveis de proteção da empresa. Esse é um passo para a manutenção dos negócios e do sucesso do empreendimento a longo prazo.
Achou este artigo interessante? Compartilhe nas suas redes sociais e assine nossa newsletter.

Related Posts

Leave A Comment