Blog Single

19 jan

Atenção às novas ameaças de cibercriminosos pelo celular

Com a pandemia de Covid-19 em 2020 as pessoas passaram a usar a internet para a maioria das atividades diárias. Pela rede é possível fazer compras, pagar contas, transferir dinheiro, fazer reuniões de trabalho, enviar e receber mensagens e conversas instantâneas, ou seja, resolver grande parte das coisas pelo computador ou pelo celular. Mas é preciso ficar atento para não ser vítima de bandidos que se aproveitam para aplicar golpes e fraudar pessoas pela internet. Fábio Costa, CIO da Bidweb, especialista em segurança e privacidade, explica que geralmente a ação dos criminosos está relacionada à intenção de quem está mandando, desconfiar sempre é a ordem. O lema da segurança da informação é a eterna vigilância.


“Sempre desconfie se é um estranho que nunca interage com você e de repente começa enviar para mensagens solicitando informações, documentos, endereço, desconfie. Procure saber sempre um pouco mais antes de transacionar algum tipo de informação”.


Prova disso é que recentemente a Check Point Research apontou o perigo da nova ameaça de usuários Android, batizado de Roque. O Malware é uma ferramenta de administração remota (RAT, Remote Administration Tool) que dá a um hacker controle absoluto sobre o smartphone da vítima, o que torna muito fácil roubar dados pessoais que podem ser usados para fraude e extorsão, logins de redes sociais ou de sistemas de home banking. Acompanhe aqui a notícia com detalhes.

Related Posts