As senhas são as chaves que desempenham o papel fundamental de proteger qualquer informação ou ação confidencial ou de acesso restrito, e é crucial garantir que elas estejam seguras contra qualquer tipo de ameaça cibernética.
Como você protege as suas senhas?
Combinações como “Senha123”, “123456” e até mesmo o uso do nome e sobrenome são os tipos mais comuns de senhas e, por isso, são significativamente fáceis de serem descobertas. O recente relatório da Microsoft sobre Segurança Digital (2023) revelou que ataques de força bruta e spray de senhas aumentaram em 73% em 2022, e os dados seguem crescendo.
Pensando nisso, separamos uma dica de ouro para que você possa construir senhas mais seguras e difíceis de serem adivinhadas. Confira abaixo:
1. O primeiro passo para criar uma senha robusta é escolher uma frase que você gosta muito. Vamos usar como exemplo a frase “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.
2. Selecione apenas a primeira letra de cada palavra; ela ficará assim: “opdleaev”.
3. Agora, substitua algumas letras por caracteres especiais: “opdl3@ev”
4. Coloque a primeira letra em maiúsculo e adicione ao final da senha a primeira letra da conta para qual você vai utilizar a senha. Ex.: se for uma conta da Microsoft, adicione a letra “M” ao final da senha. Caso seja uma conta do Google, adicione a letra “G”.
5. A sua senha ficará assim: Opdl3@evG.
6. Pronto! Agora você tem uma senha segura e fácil de lembrar.
Reforce a proteção das suas senhas:
1. Utilize um Gerenciador de Senhas confiável para armazenar e organizar suas credenciais. Isso não apenas simplifica o processo de gerenciamento de senhas, mas também garante sua segurança por meio de criptografia.
2. Reforce a segurança das suas contas habilitando a autenticação em dois fatores sempre que possível. Esse método adiciona uma camada extra de proteção, exigindo um código temporário além da senha padrão.
3. Mantenha suas senhas atualizadas. Isso reduz o risco de comprometimento devido a violações de dados ou outras ameaças.
4. Nunca reutilize senhas em diferentes contas. Isso minimiza o impacto caso uma senha seja comprometida em uma plataforma específica.