A Dica de Ouro Para Uma Senha Segura

As senhas são as chaves que desempenham o papel fundamental de proteger qualquer informação ou ação confidencial ou de acesso restrito. Por isso, é crucial que você crie uma senha segura sempre que acessar qualquer conta ou informação, para evitar qualquer tipo de ameaça cibernética.
Como você protege as suas senhas?
Combinações como “Senha123”, “123456” e até mesmo o uso do nome e sobrenome são os tipos mais comuns de senhas e, por isso, são significativamente fáceis de serem descobertas. O recente relatório da Microsoft sobre Segurança Digital (2023) revelou que ataques de força bruta e spray de senhas aumentaram em 73% em 2022, e os dados seguem crescendo.
Pensando nisso, separamos uma dica de ouro para que você possa construir senhas mais seguras e difíceis de serem adivinhadas. Confira abaixo:
1. O primeiro passo para criar uma senha robusta é escolher uma frase que você gosta muito. Vamos usar como exemplo a frase “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.
2. Selecione apenas a primeira letra de cada palavra; ela ficará assim: “opdleaev”.
3. Agora, substitua algumas letras por caracteres especiais: “opdl3@ev”.
4. Coloque a primeira letra em maiúsculo e adicione ao final da senha a primeira letra da conta para qual você vai utilizar a senha. Ex.: se for uma conta da Microsoft, adicione a letra “M” ao final da senha. Caso seja uma conta do Google, adicione a letra “G”.
5. A sua senha ficará assim: Opdl3@evG.
6. Pronto! Agora você tem uma senha segura e fácil de lembrar.
Reforce a proteção para uma senha segura:
1. Utilize um Gerenciador de Senhas confiável para armazenar e organizar suas credenciais. Isso não apenas simplifica o processo de gerenciamento de senhas, mas também garante sua segurança por meio de criptografia.
2. Reforce a segurança das suas contas habilitando a autenticação em dois fatores sempre que possível. Esse método adiciona uma camada extra de proteção, exigindo um código temporário além da senha padrão.
3. Mantenha suas senhas atualizadas. Isso reduz o risco de comprometimento devido a violações de dados ou outras ameaças.
4. Nunca reutilize senhas em diferentes contas. Isso minimiza o impacto caso uma senha seja comprometida em uma plataforma específica.