O seu cliente te cobra para melhorar a maturidade em cibersegurança? Saiba por onde começar!

  • Abril 1, 2025

No atual cenário digital, onde os riscos cibernéticos estão em constante evolução, a pressão por uma maior maturidade em cibersegurança não vem apenas de dentro das empresas — mas também de clientes cada vez mais conscientes e exigentes. Seja qual for o segmento que você atua, é bem possível que seu cliente já tenha perguntado algo como: "Você está preparado para proteger os meus dados?"

Se isso soa familiar, fique tranquilo: você não está sozinho. Muitos profissionais e empresas se deparam com esse desafio. A boa notícia? Há um caminho claro para começar a fortalecer a postura de segurança da sua organização.

 

O que significa ter maturidade em cibersegurança?

Maturidade em cibersegurança se define como o grau em que uma organização tem para identificar, prevenir, detectar e responder a ataques cibernéticos. Quanto maior a maturidade, mais resistente e seguro é o ambiente digital da organização.

 

Passo a passo para começar a medir a sua maturidade em cibersegurança:

1. Realize um Diagnóstico de Maturidade

Através de ferramentas específicas, como o Framework de Gerenciamento de Riscos de Cibersegurança do NIST, é ideal realizar os 5 passos que, juntos, irão detalhar a sua maturidade no quesito cibersegurança. Esses passos, são representados por cinco pilares principais. Confira:

  • Identificação: Ele irá servir para compreender o quão avançado você está no quesito de cibersegurança, avaliando seus ativos, os riscos e as vulnerabilidades.
  • Proteção: onde buscaremos implementar as melhores medidas de segurança, em função de diminuir esses riscos identificados.
  • Detecção: determina as possíveis formas de detecção para identificar os incidentes de segurança, sempre que existirem.
  • Resposta: se caracteriza por desenvolver e implementar planos de resposta a incidentes para lidar com eventos de segurança.
  • Recuperação: Esse passo visa planos de recuperação, implementados para restaurar as operações após um incidente, para sua normalidade.

 

Para conhecer a maturidade em segurança da sua organização ou para conhecer mais sobre o assunto, acesse este link e entre em contato conosco.

2. Implemente Controles Básicos

Antes de investir em soluções complexas, garanta o básico:

  • Antivírus e firewalls de referência e atualizados.
  • Políticas de senhas fortes.
  • Autenticação multifator (MFA).
  • Backups frequentes e seguros.

3. Treine sua Equipe

Colaboradores bem treinados são a primeira linha de defesa. Promova treinamentos de conscientização, como por exemplo, sobre phishing, boas práticas e protocolos de segurança.

4. Documente e Padronize Processos

Crie políticas de segurança claras, como plano de resposta a incidentes, controle de acessos e governança de dados. Isso mostra ao cliente que você está preparado.

Se seu cliente cobra mais maturidade em cibersegurança, isso é uma oportunidade, não um problema. Mostre que você leva segurança a sério, invista em boas práticas e esteja sempre evoluindo. Além de fidelizar clientes, você protege sua própria reputação e dados.

🔐 Cibersegurança é confiança. E confiança gera negócios.

 

Blog Post

Related Articles

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique.

Ciberataques: como proteger a sua empresa em um mundo digitalizado

Dezembro 10, 2024
Imagine este cenário: a sua empresa está em pleno funcionamento, os negócios estão fluindo, e, de repente, tudo para....

Os 5 principais erros de cibersegurança que podem custar caro à sua empresa

Dezembro 30, 2024
Você confiaria a chave da sua empresa a um estranho? Com certeza não. Mas ao negligenciar a segurança digital, é...

O que é a Cibersegurança?

Janeiro 7, 2025
Nos últimos anos, os ataques cibernéticos têm se tornado uma preocupação crescente para empresas de todos os tamanhos....
Blog Post CTA

H2 Heading Module

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique.