A Dica de Ouro Para Uma Senha Segura

cadeado - cibersegurança
  • Fevereiro 7, 2024

As senhas são as chaves que desempenham o papel fundamental de proteger qualquer informação ou ação confidencial ou de acesso restrito, e é crucial garantir que elas estejam seguras contra qualquer tipo de ameaça cibernética.

 

Como você protege as suas senhas?

Combinações como “Senha123”, “123456” e até mesmo o uso do nome e sobrenome são os tipos mais comuns de senhas e, por isso, são significativamente fáceis de serem descobertas. O recente relatório da Microsoft sobre Segurança Digital (2023) revelou que ataques de força bruta e spray de senhas aumentaram em 73% em 2022, e os dados seguem crescendo. 

Pensando nisso, separamos uma dica de ouro para que você possa construir senhas mais seguras e difíceis de serem adivinhadas. Confira abaixo:

1. O primeiro passo para criar uma senha robusta é escolher uma frase que você gosta muito. Vamos usar como exemplo a frase “O preço da liberdade é a eterna vigilância”.  
2. Selecione apenas a primeira letra de cada palavra; ela ficará assim: “opdleaev”. 
3. Agora, substitua algumas letras por caracteres especiais: “opdl3@ev” 
4. Coloque a primeira letra em maiúsculo e adicione ao final da senha a primeira letra da conta para qual você vai utilizar a senha. Ex.: se for uma conta da Microsoft, adicione a letra “M” ao final da senha. Caso seja uma conta do Google, adicione a letra “G”. 
5. A sua senha ficará assim: Opdl3@evG. 
6. Pronto! Agora você tem uma senha segura e fácil de lembrar.

 

Reforce a proteção das suas senhas:

1. Utilize um Gerenciador de Senhas confiável para armazenar e organizar suas credenciais. Isso não apenas simplifica o processo de gerenciamento de senhas, mas também garante sua segurança por meio de criptografia.

2. Reforce a segurança das suas contas habilitando a autenticação em dois fatores sempre que possível. Esse método adiciona uma camada extra de proteção, exigindo um código temporário além da senha padrão.

3. Mantenha suas senhas atualizadas. Isso reduz o risco de comprometimento devido a violações de dados ou outras ameaças.

4. Nunca reutilize senhas em diferentes contas. Isso minimiza o impacto caso uma senha seja comprometida em uma plataforma específica.

Nossos Artigos

Leia mais

Segurança em crise: a fragilidade da defesa alemã sob a senha '1234'

Março 11, 2024
Um recente relatório divulgou uma vulnerabilidade significativa na segurança cibernética do departamento de defesa...

5 principais riscos de cibersegurança que a sua empresa pode enfrentar

Dezembro 21, 2023
A segurança cibernética está se tornando cada vez mais crucial para empresas de todos os portes. Com o aumento da...

O que é o Pentest e qual a sua importância na proteção digital

Dezembro 28, 2023
As invasões cibernéticas ocorrem a cada instante, visando causar danos e explorar vulnerabilidades dos sistemas. Mas...

Assine a nossa newsletter

Receba insights exclusivos e atualizações sobre cibersegurança diretamente em sua caixa de entrada! Nossa newsletter mensal oferece dicas práticas, últimas ameaças digitais, e as melhores práticas para manter seus dados seguros. Mantenha-se informado e protegido no mundo digital em constante evolução. Inscreva-se agora para fortalecer sua defesa cibernética.